“As piores crianças do mundo” foram escritas por David Walliams

02-03-2020

David Walliams tem sido uma autor imensamente comentado entre os mais novos, não só pelas suas histórias inquietarem os mais pequenos pela diferença como também são capazes de os ensinar a ser corretos de formas avessas. O autor conta com mais de 33 milhões de exemplares impressos a nível mundial, sendo não só escritor dos livros em questão como autor das gargalhadas das crianças. 

O mundo das crianças não estaria completo se não estivesse vinculado à leitura, isto é, se não houvessem livros que as instruíssem para as histórias que procuram criar com os seus mais recentes brinquedos. É disso mesmo que falo, o mundo dos mais pequenos.

Existem várias perguntas sobre o que entendemos por mundos criados, principalmente quando são as próprias crianças as criadoras de mundos imaginários com base nos livros infantis que leem.

O autor de destaque no que toca aos livros infantis mais vendidos a nível mundial chama-se David Walliams, é britânico tendo nascido no ano de 1971. É um homem com várias profissões, sendo que as mais relevantes são a sua prestação enquanto ator em "Little Brain" e da sua contribuição para o programa "Britain's Got Talent".

David Walliams - direitos reservados
David Walliams - direitos reservados

Em 2008, Walliams ingressou na sua carreira como escritor, atualmente destacando-se na área da literatura infantil com os livros como "A Terrível Tia Alberta", o "Avozinha Gangster" ou até mesmo "As piores crianças do mundo", uma série de livros que já conta com três volumes.

O escritor é vivamente aclamado entre os mais pequenos, seja pela história da tia que obriga os seus sobrinhos a "comerem sobremesas nojentas" e que "tricota camisolas ásperas que dizem ADORO A MINHA TIA"; seja pela avó do Ben que tem cabelos brancos, usa dentadura, guarda os lenços de papel nas mangas do casaquinho de malha e que é mundialmente famosa por roubar joias. O autor dá a conhecer os mundos que idealiza para as novas histórias infantis, que deixam os mais pequenos com o gostinho de "quero mais".

As histórias, que não se baseiam apenas nas boas ações, submetem as crianças para modelos que não o padrão da maioria das histórias, atualizando-as para o quotidiano e invertendo papéis das personagens, por exemplo, como é o caso da avozinha querida que, afinal, é ladra.

Não deixam de ser histórias interessantes e que deixam os miúdos inquietos, como também foram elaboradas para captar a atenção ao mesmo tempo que transportam mensagens relevantes para os mais pequenos. 

Avózinha Gângster, por David Walliams
Avózinha Gângster, por David Walliams




"Nada que tu faças pode ser parvo, Ben. Se tu queres ser um canalizador e se esse for o teu sonho, ninguém to pode tirar, percebes? Tudo o que podes fazer nesta vida é seguir os teus sonhos. Caso contrário, estás só a perder o teu tempo" - Avózinha Gângster




Desde a publicação do seu primeiro livro, denominado "Campeão de Saias", o autor escreveu mais 15 títulos para jovens e crianças, transformando-se numa referência. Vendeu mais de 33 milhões de livros, sendo que 4 milhões dizem respeito ao título "As piores crianças do mundo", além disso os seus livros foram traduzidos em 53 línguas diferentes, expandido as criativas histórias ao nível mundial.

Em Portugal, vários dos seus títulos foram declarados como pertencentes ao Plano Nacional de Leitura (PNL), sendo eles "Avozinha Gangster", "Doutora Tiradentes", "A Terrível Tia Alberta", "A incrível fuga do meu avô", "Sr. Pivete", "Coisa", "As piores crianças do mundo" e ainda "Está uma cobra na minha escola".

O fim de qualquer um dos livros é trazer às crianças uma lição de moral, tal como todos os outros, porém, de uma forma diferente, não lhe causando qualquer tipo de aborrecimento, pelo contrário, inquietando-as; algumas histórias, causando-lhes lágrimas, alegrias e sentimentos que devem ser devidamente explorados por entre os mais pequenos ajudando-os a crescer.

A Terrível Tia Alberta, por David Walliams
A Terrível Tia Alberta, por David Walliams


"Apesar dos esforços da simpática diretora do orfanato, a instituição estava completamente cheia. Centenas de crianças partilhavam um único dormitório. Tinham de dormir quatro em cada cama. Só tomavam banho uma vez por mês. E não havia onde pudessem brincar ao ar livre. É claro que Stella tinha crescido num mundo privilegiado, num vasto palacete. Apesar de se esforçar imenso para o esconder, viver num orfanato deixava-a triste. (...) A menina desejava uma vida melhor, não só para si, mas para todas as crianças do orfanato." - A Terrível Tia Alberta 


Não sendo apenas um homem procura suscitar sentimentos nos mais pequenos, é também o autor que cria as realidades atuais nos seus livros, fazendo que muitos leitores observem características suas e levando muitos pais a desejar não terem de lidar com crianças ali descritas. Falamos da Zita Fita, que nunca passou da fase de bater os pés, do Fernão Fanfarrão, de cabeça inchada de cada vez que se vangloriava e do terror dos trigémeos: Huguinho, Luisinho e Zezinho. Todas as personagens que contribuem para a elaboração da última obra do autor "As piores crianças do mundo", volume três. 

"As Piores Crianças do Mundo", volumes 1 / 2 / 3, por David Walliams - direitos reservados
"As Piores Crianças do Mundo", volumes 1 / 2 / 3, por David Walliams - direitos reservados

Walliams não é apenas um autor de renome reconhecido pelas editoras e pelos pais que procuram instruir os seus filhos na área da literatura, mas também pelas próprias crianças que tiveram a oportunidade distinguir o autor, em três ocasiões, com o prémio "The Red House Children's Book Awards". 

Diana Ferreira © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora