Movimentos literários a partir de casa

Em tempos de isolamento, o pesar da falta do que fazer já começa a render tardes de aborrecimento. Por essa mesma razão, as sugestões começam a acompanhar não só os filmes, séries e jogos, mas também livros. Junto deles, as editoras trabalham forçosamente para garantir aos seus leitores, o melhor conteúdo, entretenimento e conhecimento para passarmos uma quarentena ativa.
É durante a quarentena que vários suspiros começam a surgir e a ambientar o lar, porém, é também precisamente nesta altura que podemos distrair e começar a pensar no projeto que tínhamos em mente para levar a cabo e que ficou pelo caminho, exatamente por falta de tempo - ou assim pensávamos (uma questão de prioridades).
É com o progresso da quarentena que o lar começa a ficar sufocante e a ansiedade cresce cada vez mais... Mas para todos os males, há uma cura! Assim sendo, os livros são uma das soluções possíveis para terminar com as horas intermináveis de melancolia.
Enquanto a quarentena se vai alongando, os pedidos literários crescem, cada vez mais, nas livrarias. Este tipo de situação, faz com que os livreiros se adaptem às circunstâncias atuais, redobrando o trabalho e mantendo-se ativas no que toca às compras, obviamente, realizadas através no site.
Iniciativas de Livreiros Nacionais
Livreiros como a Porto Editora, iniciaram o projeto #LerDoceLer, programa que se manterá aberto a toda a comunidade e que já conta com várias personalidades e leitores que se juntam para dar resposta a esta iniciativa. O objetivo é único e igual para todos: promover o livro e a literatura.
O movimento consiste na gravação da leitura de um excerto de livro; movimento esse que já alcançou escritores, editores, atores, músicos, atletas, jornalistas, bibliotecários e até mesmo leitores anónimos. É um projeto que está a promover a leitura em tempos críticos como este, momentos de necessidade que nos pressionam a estadia no lar.
Tal como a Porto Editora, a Editora Leya teve a iniciativa de contar histórias aos mais pequenos através de publicações nas redes sociais, nomeadamente no instagram. Obras lidas por escritores, leitores e todas as personalidades que se disponibilizaram a ler pequenas histórias aos mais pequenos antes de se deitarem.

Enquanto isso, a Livraria Lello, ciente de que todos os seus leitores se encontram em suas casas, disponibilizou o #thecollection, de forma gratuita, contendo os seguintes livros:
- "Os Lusíadas", por Luís de Camões
- "Romeu e Julieta", por William Shakespeare
- "O Livro da Selva", por Rudyard Kipling
- "Contos Escolhidos", por Edgar Allan Poe

Entretanto, outras obras estarão brevemente disponíveis para usufruto dos leitores que acompanham a Livraria Lello e todas as suas novidades.
Além dos livros, as partilhas são também imensas e, por essa mesma razão, ao seguirmos a livraria nas redes sociais ou visitarmos o site, teremos igualmente acesso a várias curiosidades sobre autores de relevância para a cultura e, desta forma, contribuirmos para a nossa própria cultura. Estar em casa não significa abdicarmos dos bons hábitos de leitura, pelo contrário, temos tempo para os pormos em prática.
Outra das sugestões para literatura a partir de casa é precisamente em conjunto com a Editora Clube do Autor a qual disponibilizou igualmente 5 obras para quem está em casa e procura uma leitura para a quarentena.
Assim sendo, a editora providenciou os seguintes livros:
- "O Corsário Negro", por Emilio Salgari
- "A Última Noite em Lisboa", por Sérgio Luís de Carvalho
- "O Grande Gatsby", por F. Scott Fitzgerald
- "Romão e Juliana", por Mário Zambujal
- "Mariana, meu amor", por Margarida Rebelo Pinto

A Livraria Almedina contribuiu igualmente para a estadia dos seus leitores em casa, tal como os restantes livreiros, com o hashtag #Leréviver, procurando partilhar rúbricas literárias, motivar os leitores e colaborando com descontos nos seus livros de modo a proporcionar um movimento de leitura a nível nacional.

Os livreiros, de uma forma geral, procuram que os seus leitores se encontrem bem, seguros e confortáveis em suas casas. Desta forma, a partir das encomendas realizadas online e entregues nas casas, protegem não só a si como os seus clientes.
Esta é a forma mais eficaz de proporcionar a cultura, encaminhado os as obras literárias diretamente para os pedidos domiciliários.
Literatura Online
Se procura plataformas online para ler livros virtuais pode sempre optar por plataformas concebidas exatamente para essa vertente literária. Assim sendo, a plataforma wattpad fornece mais de 80 milhões de histórias gratuitas, são elas, escritas por autores que já trabalham na área, tanto ao nível virtual como ao nível físico, ou então, escritas por autores estreantes que sustentam a plataforma nos vários géneros literários, entre eles, o mais conhecido, as fanfictions.

Uma plataforma muito semelhante é o Spirit, plataforma essa que contém as mesmas funcionalidades que o wattpad e é especialmente reconhecida por atrair milhares de jovens tanto para a leitura como para a escrita.

Além destas plataformas existe igualmente o Kobo Books, um dispositivo que, depois de comprado, é utilizado para a compra de ebooks. É uma forma de ler ebooks, confortavelmente, com a disponibilização de livros no próprio dispositivo através um só click.

Adaptações para Android e IOS
- Para Android
É através da PlayStore que acedemos a qualquer tipo de aplicação para instalação no nosso dispositivo, no entanto, conseguimos igualmente aceder à modalidade "Livros", disponível em qualquer PlayStore.
Esta modalidade permite ao leitor a escolha personalizada do livro que pretende ler, tendo a possibilidade de adicionar à nossa livraria pessoal o nosso livro desejado, quer seja ele gratuito ou pago.

- Para IOS
No caso dos dispositivos da Apple, existe a possibilidade de aceder à sua própria livraria, na app "Livros" a qual lhe dará a liberdade para adicionar à sua livraria os livros que pretende ler.
Da mesma forma que existe a possibilidade de escolha personalizada para os dispositivos android, para os dispositivos Apple a seleção é realizada da mesma forma.

Os ebooks, neste momento, são sempre uma possibilidade bem mais prática para a leitura imediata e cómoda, permitindo que tenhamos o livro disponível em qualquer dispositivo móvel desde que o próprio possua o meu sistema operativo.
Aproveite o tempo que terá necessariamente que ficar em casa para acompanhar sites, ler alguns livros e manter a rotina.
Nesta quarentena não se esqueça, fique em casa e mantenha-se ativo!