Os livros carregam propósitos, as bookstagramers partilham-nos

A cada dia que passa, o digital participa crescentemente nas vidas de cada um, principalmente nos jovens. Os concertos de música e as fotografias são exemplos disso, carregamos o nosso telemóvel com milhares de imagens e de singles para nos entretermos sempre que precisamos que o tempo voe; os livros não são exceção. E com os livros, vêm as bookstagramers.
Um amante de livros é perfeitamente capaz de ler tanto no físico como no digital; passar horas a olhar para as páginas e sentir-se imerso numa história pertencente a um mundo que não o seu. Ora todo o leitor gosta de partilhar as suas experiências, não é assim? O problema é que nem sempre surgem as oportunidades com as pessoas certas, sendo elas, leitoras das mesmas páginas.
É com o crescente número de usuários que se inscrevem no instagram que se começam a notar as personalidades mais fortes dos jovens, nomeando-se de blogers, influencers, artistas musicais, youtubers (que partilham sempre conteúdo extra nesta rede social) e entre eles as páginas dedicadas aos livros.

As páginas da rede social instagram dedicadas aos livros são mais conhecidas, entre a comunidade literária, por bookstagramers. Foi a partir deste conceito que iniciamos a exploração de uma nova modalidade criativa e influenciadora, dedicada a todo o tipo de idades, com todos os tipos de géneros literários, aglomerando leitores e opiniões num local gratuito e disponível ao nível global.
À conversa com várias bookstagramers, foi possível obter uma visão aprimorada daquilo que é o investimento de tempo numa rede social, como meio de comunicação e adesão da comunidade literária.
De acordo com a empresa pública de rádiodifusão alemã "Deutche Welle" (DW), num artigo publicado em Outubro de 2019, foi concluído que existem mais de 36 milhões de publicações com a hashtag #bookstagram, representando a comunidade literária como um forte propulsor à cultura.
Atualmente, várias bookstagramers trabalham tanto na sua página, como noutros lugar como é o caso de blogs e booktubes, com a finalidade de explorar as mais varias ferramentas de forma a atualizar os leitores que acompanhantes das novidades literárias e do que podem esperar dos livros apresentados.

A bookstagramer Juliana Almeida tem 25 anos,
vive em São Paulo (Brasil), e partilha as suas experiências literárias no instagram
@bibliotecadaju, referindo "Eu gravo pelo menos 40 minutos todos os
dias e gravo uma vez na semana. Meus fins de semana são voltados para a edição
de vídeos e escrita dos posts"; com mais de 4 mil seguidores, tendo optado
por criar igualmente um booktube para uma experiência mais presente com
aqueles que a seguem.
Um booktube precisa de ser alimentado com regularidade e a influencer certifica-se disso "Estou sempre buscando vídeos e recomendações em canais estrangeiros e nacionais, tenho minhas booktubers nacionais favoritas e me inspiro muito nelas, como a @livrosefuxicos, a @dudamenezes e @literaturese.", realça com precisão.

Por outro lado, Helen Carolina tem 21 anos e reside em Rio Grande do Norte (Brasil), procura incentivar a leitura na sociedade, contando que "Como várias pessoas da minha família, e muitos amigos meus, não têm o hábito de leitura, resolvi criar um instagram literário para compartilhar com outros leitores o meu amor pelos livros", descreve a autora da página @poesiaelivros.
Mas será que as bookstagramers se cingem somente aos livros? No caso de Helen, existe um universo diversificado "Além da literatura, tenho outros hobbies que são filmes, séries e músicas. Além de resenhas sobre livros, também compartilho sobre séries.", conta.
Ser bookstagramer exige, tal como qualquer blogger,
que se dedique parte do tempo à redação dos posts, no caso dos livros, exige a
leitura do livro, seguido de um resumo literário, acompanhado de uma crítica -
seja ela positiva ou negativa.

A usuária Mainara Poletto tem 21 anos e lê desde os 12, é residente em Rio Grande do Sul (Brasil) e dedica-se ao instagram @algunsveroes. Poletto comenta a partilha e as interações que existem com a sua página, contando já com mais de mil seguidores e com vários comentários às suas publicações.
A booktuber afirma "Sempre sinto que minha opinião está sendo levada em consideração, seja quando alguém coloca um livro lido por mim na sua lista de próximas leituras, ou na discussão sobre o tema do livro.", dando especial relevância ao ponto de ser "(...) muito gratificante perceber que cada leitor consegue tirar coisas únicas de uma mesma história", concretiza.
Existe uma certeza na comunidade constituída por bookstagramers, o contributo para as suas vidas pessoais, o crescimento da página e o próprio conhecimento pessoal.

Gabrielle Hilário tem 19 anos, vive em São Paulo (Brasil) e trabalha numa agência de publicidade na área das redes sociais, além de participar na comunidade com o user @viajandoempapel. Hilário é o testemunho do contributo de um bookstagram na vida pessoal, confirmando
"Além de me ajudar a entender ainda mais técnicas para o meu trabalho, hoje o instagram se transformou em uma terapia e uma forma de eu acreditar em mim mesma e mostrar a minha voz.", justifica.

A finalidade de criação de um instagram podem
ser as mais diversas, tendo como principal o aumento de interações. Apesar
deste conhecimento primordial, muitos participantes da comunidade de bookstagramers
procuram essencialmente alguém com quem partilhar as suas experiências
literárias. É o caso de Bárbara (@perdidaemlivrosig) que aos 17 anos se
vê dona de um instagram literário e opina "Para incentivar mais
pessoas a ler. Acho isso muito importante (...) é raro ver pessoas que se
interessem realmente pela leitura.", finaliza.

Já em Portugal, um dos bookstagrams com maior visibilidade, pertence a Mariana (@banal.girl), estudante de Línguas e Literaturas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é natural de Alcobaça e administra um bookstagram com mais de 2 mil seguidores, além de um booktube com conta já com quase 700 seguidores.
Atualmente, gere a rotina entre a faculdade e as redes sociais onde se prontifica a partilhar as suas experiências literárias "Surgiu de uma vontade de divulgar a literatura, de a partilhar, de a celebrar.", perfaz.
A "Banal Girl", como se designa, procura inspirar-se para criar conteúdos novos e diferentes, para que o seu público alvo a acompanhe e colabore no crescimento da página
"Sem dúvida que a minha maior inspiração são os livros que leio e os livros que quero ler. Entrar em mundos tão diversos, em realidade tão distintas aquece-me a alma e faz-me querer incentivar outras pessoas também a descobrir estes mundos!", reconhece.

Criar conteúdos para um bookstagram e em simultâneo para um booktube não é uma tarefa fácil, ao que a influencer garante "A minha rotina é bastante diferente de dia para dia devido ao facto de estar a estudar e o meu horário não ser regular. No entanto, tento sempre ir partilhando nos instastories o que ando a ler e as novidades literárias. Todos os dias tento ler, pela menos, meia hora." e , posteriormente, acrescenta "Também ando sempre com um livro para os tempos mortos, como por exemplo, viagens nos transportes públicos, espaços entre aulas ou horas de almoço maiores.", organiza Mariana.
O objetivo de todas é comum, promover a literatura e instigar novos leitores a juntarem-se à comunidade. A cultura faz parte de um país e deve, de facto, ser um dos pontos a ser trabalhado ao longo dos anos para que, efetivamente, não caia em desuso.
Assim como os escritores, editoras, professores, museus e as artes e culturas no seu geral, os jovens mais interessados sentem que lhes compete igualmente o dever de cultivar não só a literatura como a literacia nos vários níveis. Ler não se resigna somente a fornecer um vocabulário variado, mas também contribuir para a abertura da mente à atualidade, à imaginação e à diversidade em toda a sua plenitude.