Romances de Rainbow Rowell, um fenómeno

14-04-2020
Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt
Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt


Rainbow Rowell é atual autora de best sellers conhecidos como é o caso de "Eleanor & Park", "Carry On" e claro, "Fangirl". A autora é conhecida pelos seus romances contemporâneos, que retratam não só o dia a dia dos adolescentes, como também o quotidiano dos pais desses adolescentes. Casos de vida diferentes, em romances diferentes. É desta forma que se revela distinta, sendo portadora de milhares de leitores. 

A autora Rainbow Rowell é natural do Nebrasca, nos Estados Unidos da América (EUA), tem 47 anos e escreve sobre jovens e adultos, abordando essencialmente o contemporâneo. É precisamente nos seus livros que a autora se dedica a escrever sobre os problemas que envolvem, quer a vida adolescente, quer a vida adulta, relatando vários tipos de intrigas e vivências familiares a muitos dos seus leitores. 


"Anexos" por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt
"Anexos" por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt

Rowell é autora de vários livros, tendo o iniciado a sua carreira, em 2011, com "Anexos" (Attachments) o qual se tornou best seller ao contar a vida, considerada entediante, do jovem Lincoln O'Neill, cuja profissão é supervisionar e manter a segurança na Internet. O próprio, ao deparar-se com os emails de empresa trocados entre as amigas Beth e Jennifer, e sabendo que não as deveria ler, rapidamente cede ao seu próprio desejo e acaba por se apaixonar por uma das amigas.

"Já te amo tanto. Não podia amar-te mais do que amo, isso matar-me-ia. E não poderia amar alguém menos porque saberia sempre a menos." 

"Eleanor & Park", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt
"Eleanor & Park", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt


É fácil o leitor deixar-se perder nas palavras da autora, não apenas pela forma de escrita, como também pelo enredo da história. Todas as leituras são simples e, ao mesmo tempo, pensadas ao pormenor, não deixando escapar qualquer detalhe ao autor, escrevendo-o sempre de forma interessante.

Dois anos depois de "Anexos", a autora lança o novo livro "Eleanor & Park", o qual conta a história de dois adolescentes, Eleanor a nova aluna da escola com as características "roliça e ruiva" e de Park "um rapaz meio coreano" que aceitam sentar-se um ao lado do outro no autocarro da escola. Uma relação que começa tímida, mas que desencadeia uma história que qualquer leitor de Rowell terá o interesse de seguir.

"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo." 

"Fangirl", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt
"Fangirl", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt

Não obstante, no mesmo ano (2013), a autora publicou "Fangirl" a história que procura essencialmente retratar a altura mais importante dos que seguem os seus estudos, a Universidade. É aqui que a autora reconhece as dificuldades de cada estudante contrapondo ideologias diferentes, comportamentos diferentes, sentimentos diferentes e até mesmo áreas de estudo opostas.

A história que retrata a vida de duas irmãs gémeas que entram na faculdade e que reagem de formas diferentes, enquanto que Wren se diverte, vai a festas, começa a namorar e sai com as amigas. Catherine, intitulada pelos amigos de Cath ou Cather, prefere ficar no quarto da sua residência a escrever fanfics sobre Simon Snow, o seu ídolo literário. 

"- Felizes para sempre, ou apenas juntos para sempre, não é xaroposo - disse Wren - É a coisa mais nobre, tipo, mais corajosa, que duas pessoas podem almejar."

"Por Um Fio", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt
"Por Um Fio", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt


Em 2014 surge "Por Um Fio" (Landline), livro que trouxe, desta a vez, a história de um casamento às portas do divórcio, onde Georgie e Neal prosseguem decisões diferentes. Dois dias antes de visitarem a família de Neal, Georgie informa-o que terá de comparecer no trabalho e que, não poderá ir com o marido; Neal, por sua vez, decide fazer as malas e ir sozinho visitar a família. Nesse momento Geogie toma a decisão de perceber se deve ou não salvar o seu casamento.

"Só porque amas alguém - ela disse - isso não significa que as vossas vidas se encaixam." 

"Carry On", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt
"Carry On", por Rainbow Rowell | Fonte: Wook.pt



No ano seguinte, e inspirada na sua própria história "Fangirl", nasceu "Carry On", a história sobre Simon Snow sobre a qual Cath (personagem de fangirl) escrevia nas suas fanfics. "Carry On" é a uma fantasia que conta a vida de um bruxo que é considerado "o escolhido" para salvar todos do mal. Porém, o bruxo desajeitado é muito azarento e ao longo do livro vai sobretudo tentar aprender formas de encarar o seu destino. 

"Eras o sol e eu colidia em ti. Eu acordava todas as manhãs e pensava: "Isto terminará em chamas." 

Por fim, no passado ano (2019), a autora lançou "Wayward Son" - a continuação da história de Simon Snow, iniciada no livro Fangirl, à qual foi dado o protagonismo em "Carry On" e em "Wayward Son" novas oportunidades surgem a Simon, a personagem principal.

Em Portugal, os livros foram traduzidos e publicados em anos subsequentes aos do lançamento, na sua língua original, pela autora. Em 2015 foram lançados "Eleanor & Park" e "Fangirl". Já em 2016, foi a vez de "Anexos" e "Por Um Fio". Por fim, no ano de 2017, foi lançado "Carry On". 

O único livro cuja versão portuguesa ainda não foi publicada é precisamente "Wayward Son". 

"Carry On" e "Wayward Son", por Rainbow Rowell | Fonte: rainbowrowell.com
"Carry On" e "Wayward Son", por Rainbow Rowell | Fonte: rainbowrowell.com

A autora Raibow Rowell tem mantido o seu sucesso, desde as suas primeiras publicações. Atualmente a escritora acresce às suas obras, duas bandas desenhadas da sua autoria, intituladas de "Runaways" (Fugitivos) e "Pumpkinheads" (Cabeças de Abóbora). 

Diana Ferreira © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora